domingo, 4 de julho de 2010

Amigos.

Ainda não achei uma definição realmente boa para amizade. Uns dizem que basta apenas ser fiel, contar segredos, estar sempre ao lado pra o que der e vier, dar conselhos, ouvir, ser atencioso e compreensivel, mas ao mesmo tempo puxar a orelha quando preciso. Pra mim, amizade vai além de qualquer sentimento, é uma necessidade emocional, exagerada na maioria das vezes.
  Quando a gente é bem pequeno, todo mundo é nosso amigo ? Todo mundo gosta da gente -contanto que emprestemos nossos brinquedos- nossas vidinhas pouco socais estão salvas.
  Mas quando a gente vai crescendo e nosso mundo começa a expandir, começamos a diferenciar aqueles que estão perto de você para poder brincar junto, daqueles que estão perto só por causa da sua barbie/hot wheels nova/o. Ai, começamos a entender que existem crianças diferentes de nós, que tem outros gostos, outros jeitos. É difícil aceitar que a colega não goste de rosa o tanto quanto você, por que para você essa é a cor mais lindo do mundo.
  E tem aquela fase também onde você começa a sentir coisas estranhas a respeito do seu melhor amigo. Você a principio não sabe o que é, mais acha legal. Até as disputas pra ver quem consegue chamar mais atenção do menino com a sua melhor amiga existe, e vocês adoram, mesmo que ele nem ligue pra nenhuma das duas. Até então amizade pra você é ter alguém com quem possa brincar, rir, alguém que não vai te chamar atenção por comer doces e balas na hora do almoço. Mas nada além disso.
  Quando você começa a perceber que vive em um mundo cheio de pessoas diferentes, com sentimentos, e que elas podem realmente te fazer mal, as coisas mudam imediatamente. Você começa a selecionar o seu circulo de amizades, de pessoas que andam com você, as vezes nem é porque você gosta delas e sim pelo o que elas representam -pra você ou para ou outros-. A primeira decepção, o primeiro golpe, vindo de um suposto amigo. Ah como dói! acho que não exista nada pior que uma traição.
  Agora você já sabe realmente o que buscar, ou pelo menos está tentando descobrir. Já sabe que há pessoas que não vêem o mesmo que você, e o que importa pra você, as vezes não é tão importante assim para elas. Falsidade, Amor, Compreensão, Companheirismo, Confiança. Nesse estágio você já sabe o que são essas palavras, conhece muito bem cada uma delas, é o que você mais ouve. Mais decepção, mas agora é diferente, você achou realmente que eles se importavam com você, mas na hora do sufoco, cadê eles? Eles, que ficam diariamente com você, que dão risadas e fazem brincadeiras, que supostamente gostam de você; não passa de um estado momentâneo. Isso que você julgava ser amizade, nada mais é que coleguismo.
  A amizade já é vulgarizada, como tantas outras coisas hoje em dia, mas então como saber realmente quem é seu amigo e quem se importa de verdade com você? Os sorrisos enganam assim como as aparências e os abraços de conforto. Já não sabemos mais de quem gostar. Amizade não é a família que você escolhe? Você escolhe algumas pessoas, mais esquece que elas mudam e você também. Nada é mais como antes, e a família linda que você havia formado, hoje já não restam nem duas pessoas. Amigos? verdadeiros? existem poucos e isso realmente é uma pena, e me deixa completamente atordoada. Agora pra você, amizade é uma coisa além de estar perto, ao lado, é uma necessidade emocional e de grande valor.
  Não desperdice seu tempo nem suas energias com alguém que supostamente gosta de você, que você conhece há algum tempo, que viveram grandes momentos, mais que hoje em dia, nem fala com você direito, e quando fala é por interesse. O que passou, passou. Foi bom, ta guardado, mais não queira reviver o passado, por que o que você acreditava ontem, as vezes hoje você não acredita mais. Saiba que você nunca vai estar sozinho; por esse motivo, não tente se aproximar de qualquer pessoa somente pelo conformismo, pelo status social ou só por que um dia vocês já foram grandes amigos. O tempo passa, as pessoas mudam e você vai construindo seus valores e ideais que as vezes já não se encaixam mais com essas pessoas. Valorize quem está sempre ao seu lado, esses sim, podem ser considerados seus amigos de verdade. Você vai se decepcionar muito ainda, pode ter certeza! Mas quando olhar pro lado e ver que existe alguém pra você chorar e desabafar sem medo, você verá que o mundo não é tão ruim assim. Por isso, escolha bem o seu travesseiro, pra poder ter certeza de que ele estará em casa sempre que você precisar se esconder do mundo, se refugiar da maldade das pessoas, e encontrar o afeto de que você tanto precisa.

Um comentário: